Para quem deseja alcançar um diploma ou uma capacitação esse ano, vale a pena lembrar que algumas oportunidades foram desenvolvidas para ajudar você, Quem ainda não conhece os programas que promovem a distribuição de bolsas de estudo, precisa ler o texto a seguir.

Quero Bolsa

Vamos começar falando de um dos maiores programas que promovem desconto nas matrículas de diversos cursos atualmente: o Quero Bolsa 2020.

O programa Quero Bolsa tem parceria com algumas das melhores instituições do ensino superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

O grande destaque do programa é que, além de ser bem fácil se inscrever para as vagas através da plataforma digital da inciativa, o processo seletivo dispensa a participação dos estudantes interessados no Exame Nacional do Ensino Médio.

Educa Mais Brasil

Para que ainda está considerando as opções do mercado, um outro programa que vale muito a pena para os estudantes é o Educa mais Brasil.

A boa notícia é que a inciativa, que já beneficiou diversos estudantes, estará distribuindo bolsas este ano. Por isso, é considerável conferir as oportunidades do Educa Mais Brasil 2020.

Vale destacar ainda que, assim como o Quero Bolsa, o Educa Mais Brasil também não exige a participação dos estudantes no Exame nacional do Ensino Médio.

Pronatec

O Pronatec representa uma categoria diferente de distribuição de bolsas, pois é um dos poucos programas que promovem o incentivo ao ensino técnico.

Isto é possível através de uma parceria entre o Pronatec e instituições renomados do ensino técnico. São exemplos dessas instituições, escolas do sistema de ensino S, como o SENAI e o SENAC.

O Pronatec funciona através de uma plataforma online e só fica ativo em alguns períodos do ano. Para participar, os alunos devem se registrar no site durante o período indicado e aplicar para as vagas de sua região.

Sisu

O Sisu corresponde ao Sistema de Seleção Unificado e é oficialmente responsável pela distribuição de vagas na rede pública através do Exame Nacional do Ensino Médio.

Para se inscrever, os estudantes deverão participar do Enem e registrar os seus dados no sistema para poder verificar as bolsas disponíveis a partir de sua nota.

Prouni

Uma outra opção, que também está diretamente ligada a realização do Exame Nacional do Ensino Médio é o Programa Universidade Para Todos.

Diferente do Sisu, o Prouni é direcionado as vagas da rede particular do ensino, que promovem bolsas parciais e integrais para os candidatos.

Para se inscrever, é necessário estar dentro da renda mensal prevista no edital e ter concluído o ensino médio na rede pública ou na rede particular como bolsista integral.